sexta-feira, 16 de abril de 2010

Um pouquinho de Psicopedagogia

A Psicopedagogia é o campo de atuação que lida com o processo de aprendizagem humana. Sua natureza é interdisciplinar, portanto, integra vários campos de conhecimentos para compreensão do ato de aprender, tais como Filosofia, Psicologia, Pedagogia, Sociologia, Neurologia, Psicolingüística, entre outras.

O Psicopedagogo não é um professor particular e sim um mediador do conhecimento, já que compreende os processos de desenvolvimento e aprendizagem humana, recorrendo à estratégias psicopedagógicas ou áreas diversas para tratar as dificuldades ou transtornos de Aprendizagem
Lidando tanto com o campo preventivo (estudar as condições evolutivas da aprendizagem, buscando caminhos para aprendizagem mais eficientes) quanto terapêutico (buscar obstáculos e causas para a problemática já instalada).

O trabalho psicopedagógico destina-se à crianças, adolescentes e adultos com problemas de aprendizagem, orientação escolar e aos pais e assessoria quanto as questões voltadas a aprendizagem como cursos, palestras ou orientações na metodologia e ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário