- Falar mais tarde
- Apresentar desenvolvimento psicomotor mais lento quando comparado a outras crianças da mesma idade (demorar para andar, falar...)
- Vocabulário pobre
- Dificuldade em aprender rimas e canções
- Problemas para aprender números, letras, cores e formas
- Dificuldade em seguir ordens e rotinas
- Agitação, distração, desatenção
- Lentidão para desenvolver a habilidade motora fina
Nos primeiros anos do Ensino Fundamental:
- Dificuldade para perceber as relações entre letras e sons, acarretando em dificuldade durante a alfabetização e até mesmo a não alfabetização
- Erros frequentes na leitura
- Cansaço excessivo durante as atividades escolares
- Dificuldade em realizar cópia (livros e lousa)
- Confusão entre esquerda e direira
- Lentidão na aquisição de novas habilidades e de lembrar fatos
- Dificuldade na aprendizagem de números e cálculo
- Impulsividade
- Dificuldade de organização e planejamento
- Coordenação motora pobre
- Dificuldade em compreender o conceito de tempo
Nos anos posteriores do Ensino Fundamental:
- Evitar ler em voz alta
- Evitar atividades escritas
- Cansaço excessivo nas atividades relacionadas a escola
- Dificuldades globais na escrita ou compreensão
- Trocar letras nas palavras ou posições das letras
- Desmotivação e desatenção
- Dificuldade em realizar cópia (livros e lousa)
- Confusão entre esquerda e direira
- Dificuldade em se lembrar de fatos recentes
- Dificuldade para aprender uma segunda língua
- Dificuldade em manusear mapas, dicionários, listas telefônicas, etc...
- Dificuldade em compreender a expressão corporal e facial das pessoas
No Ensino Médio e Superior:
- Evitar atividades de leitura e escrita
- Apresentar dificuldade em resumir idéias e fatos
- Dificuldade em responder (argumentar) as questões em provas
- Dificuldades com conceitos abstratos
- Lentidão na execução de atividade
- Prejuízo nas habilidades de memória
- Substituição de palavras durante a leitura
- Dificuldade em nomear objetos e pessoas (disnomia)
- Dificuldade com direita e esquerda
- Dificuldade em organização
- Aspectos afetivos emocionais prejudicados, trazendo como conseqüência: depressão, ansiedade, baixa auto estima e algumas vezes o ingresso para as drogas e o álcool.
***Observa-se ainda que as crianças que apresentam dificuldades específicas na escola como as características apresentadas ou que também apresentem aspectos emocionais prejudicados; necessitam realizar avaliação com profissional especializado o quanto antes, para que encaminhamentos e/ou reabilitação sejam realizadas.
Em caso de dúvidas, ligue e tire suas dúvidas!!!
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