terça-feira, 1 de março de 2011

O que se deve saber sobre a lição de casa e rotina de estudos

A Lição de casa é uma prática instaurada na rotina escolar; com pequenas diferenças, porém acontece na maioria das escolas.


A responsabilidade com a Lição de casa é uma atitude a ser desenvolvida no aluno, devendo ser um hábito e seguir uma certa rotina. Seu objetivo é dar oportunidade de autoaprendizagem, auto-conhecimento, reflexão, expressão e crescimento pessoal do aluno. Além disso, sistematiza o aprendizado da sala de aula, prepara para novos conteúdos e aprofunda os conhecimentos. O bom desempenho de um aluno depende em primeiro lugar da motivação, mais do que da capacidade intelectual muitas vezes. O aluno precisa ainda perceber a função das tarefas para que compreenda sua importância.

O gosto pelo estudo é adquirido quando o aluno experimenta o desejo de conhecer e isto lhe traz crescimento pessoal. Quando falamos em desejo, falamos daquele sentimento que põe em movimento todo o corpo e todo o pensamento, portanto, não é só prazer, não é só aprender o que gosto. O desejo nos incentiva a buscar, pesquisar, trabalhar, até que se consiga o conhecimento desejado e se experimenta a satisfação por aprender. É este sentimento que deve ser alimentado no aluno. Desta forma, o hábito de estudo e de leitura deve estar presente na vida das pessoas com as quais a criança convive.



Dicas de como proceder para que seu filho realize as lições de casa de forma adequada e proveitosa:

1. Escolha um local para o estudo que seja ventilado, iluminado, sem barulhos ou com muitas distrações;

2. Elabore, juntamente com seu filho, uma rotina (plano de estudos). Organize horários aproximados, conteúdos e matérias a serem estudadas (preferencialmente aquelas que tenham sido trabalhadas no dia);

3. Não deixe a lição de casa para outro dia;

4. Programem horários de estudo adequados (não em horários que a criança tem mais sono ou está mais cansada);

5. Além da lição dada, estimule a pesquisa sobre as atividades propostas para aprimorar conhecimento;

6. Peça para que refaça os exercícios que errou e conscientize a criança desta necessidade;

7. Descubra junto a seu filho, qual a melhor forma de estudar. Podendo ser: estudar em grupos, falar em voz alta, dramatizar, escrever...

8. Observe qual a área de maior dificuldade do seu filho e conscientize-o a dedicar mais tempo aquela matéria;

9. Prepare o material que será utilizado antecipadamente, evitando mudança do foco de atenção;

10. Antes de ensinar seu filho da sua maneira, tente questioná-lo de qual foi a forma que ele aprendeu, desenvolvendo assim, autonomia e raciocínio;

11. Há determinados assuntos trabalhados em sala de aula que podem ser aprofundados de outras formas em casa, como na busca de livros, revistas, peças teatrais ou filmes referentes ao assunto;

12. Reforce-o positivamente e mostre que ele é capaz de resolver os problemas e lições sem tanta dependência dos pais;

13. Não pressione, não fiscalize o tempo todo, mas ensine-o o valor e a ter responsabilidade;

14. Conscientize seu filho sobre o quanto o estudo é necessário para todo indivíduo, que nunca uma pessoa deve desistir de estudar e que deve incentivar aqueles que não estudam. Colocar o estudo como parte da rotina deles, fazendo-os entender que é uma necessidade do ser humano e que será um beneficio a longo e curto prazo;

15. Se o aluno estiver apresentando muitas dificuldades na aprendizagem, procure um profissional especializado para realizar uma avaliação e diagnosticar o problema.



A rotina é importante para que a criança e o adolescente se organizem. Como a criança ainda não é capaz de estabelecer uma rotina sozinha; ela não tem autonomia para organizar o seu dia e os seus compromissos, lidar com horários, distribuir o tempo para brincar, fazer a lição, tomar banho, se alimentar, ela vai precisar da ajuda dos pais. Já o adolescente tem uma capacidade maior de organização e pode estabelecer uma rotina sozinho; ainda assim é sempre importante o monitoramento dos pais e, em caso de dificuldade, a ajuda.

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