quinta-feira, 3 de novembro de 2011

"Stress" - O grande vilão da atualidade

O "STRESS" é uma reação que o nosso organismo tem quando superestimulado por fatores internos e externos desfavoráveis. O que ocorre é uma descarga desnecessária de adrenalina e quem mais sente estes sintomas é nosso corpo e mente. Temos que nos atentar, já que o stress é o causador primário de muitas doenças e também podem originar perturbações mentais. Apesar disso, existe o "stress positivo" que é aquele que nos impulsiona a realizar e a concretizar coisas e nos possibilita um nível adequado de adrenalina.

Existem as fases do Stress, que se sucedem, quando os agentes responsáveis pelo Stress continuam agindo, sem interrupção. São elas:

Fase de alerta
É quando o organismo depara-se com um estressor e é mobilizado, assim se prepara para a ação por meio de reações bioquímicas complexas (aumento da frequencia cardíaca e pressão arterial; contração do baço; liberação das reservas de açúcar e gorduras na corrente sanguínea; aumento da produção de hormônios; aumento da frequencia respiratória e tensão dos músculos). O organismo busca achar o equilíbrio, mas se o estressor não for eliminado; passa-se para fase seguinte.

Fase de resistência

O estressor persiste e as reações da fase anterior sofrem regressão, mas na tentativa de homeostase, ocorre hiperatividade córtico-supra-renal e disperdício de energia que seria usada em outras atividades.

Fase de quase exaustão

 Nesta fase, a tensão excede o limite de controle do organismo e a resistência começa a se romper. A pessoa enfrenta uma gangorra emocional. Aparecem as consequências mentais, emocionais e físicas do estresse.

Fase de exaustão

Esta é a fase mais negativa e também chamada de patológica. Ocorre agravemento do desgaste do organismo e do quadro sintomatológico; que estão descritos a seguir:

Sintomas físicos e psíquicos:

- Taquicardia, palidez, sudorese e respiração ofegante;

- Boca e gargantas secas;

- Problemas gastrointestinais;

- Flutuação do peso;

- Distúrbios dermatológicos;

- Pode haver também um descontrole da pressão arterial e provocar um aumento da pressão à níveis bem altos, mas não siginifica que a pessoa seja hipertensa;
- Manifesta-se uma gama de reações de ordem psicológica e psiquiátrica; 

- Agressividade anormal;

- Inquietação;

- Ansiedade e/ou depressão;

- Vontade de chorar sem motivo aparente;
- Escassez da capacidade de concentração;

- Sensação de enfraquecimento ou de tontura;

- Sensação de fadiga e tristeza;

- Sensação de medo e temor sem causa justificada;

- Tremores e tics nervosos;

- Insônia;

- Mãos frias e aumento do suor;

- Dores de cabeça constantes;

- Distúrbios menstruais;

- Dores nas costas, cervicais e pescoço;
- Falta de apetite ou ansiedade por comer;

- Autoestima rebaixada;

- Medos, ruminação de idéias, exacerbação de atos falhos e obsessivos, entre outros.

- Existem também as "fugas", a pessoa refugia-se na bebida e mesmo no consumo de drogas ilícitas de uso e abuso, além de aumentar a quantidade de cigarros fumados, quando for fumante.


Aqui estão algumas medidas para combater o "Stress"; porém, procure um especialista para identificar com está acontecendo com você!!! O combate ao stress não é fácil, mas existem algumas medidas que aliviam e podem ajudar muito.

- Faça exercícios físicos ou pratique esportes regularmente;
- Arrume um hobby ou um passatempo;

-Melhore seus hábitos alimentares;
- Procure sair de férias, se for possível, e deixe de se preocupar tanto;

- Faça planejamentos de suas atividades a curto parazo, de tal forma que não se sinta pressionada, desorganizada e sem rumo. Não devemos fazer planos em longo prazo porque nos provocará mais ansiedade;

- Tenha pensamentos positivos e controle seus sentimentos negativos;

- Busque um momento do dia para deixar de lado os problemas que nos atormentam;
- Durma pelo menos 8 horas por dia;

O atendimento clínico é fundamental nestas condições.
Ligue e marque uma consulta!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário