terça-feira, 23 de março de 2010

A importância da Psicomotricidade na aprendizagem infantil


A Psicomotricidade auxilia e capacita a criança a uma melhor assimilação das aprendizagens escolares, auxilia o indivíduo a se auto-descobrir através de inúmeras experiências corporais que vivencia, se caracteriza por uma educação que se utiliza do movimento para atingir outras aquisições mais elaboradas, como as intelectuais e auxilia a criança a superar possíveis dificuldades sejam elas escolares, motoras ou emocionais...


A Educação Psicomotora se coloca no sentido de uma educação que não se restringe apenas ao saber escolar ou ao aperfeiçoamento específico da motricidade, mas também à formação da personalidade, à sua expressão e organização através das atividades humanas de relação, realização e criação. Ainda compreende a educação do ser humano nos seus aspectos corporais, motores, emocionais, intelectuais e sociais.  É uma condição necessária para a aprendizagem, pois leva a criança a tomar consciência de seu corpo, da lateralidade, do espaço, tempo e a ajuda a adquirir coordenação motora fina e global. Além disso, é através da motricidade que o indivíduo passa a ter contato com o mundo dos demais seres vivos e dos objetos, e estabelece os primeiros contatos com a linguagem socializada. Desta forma, é bastante importante no meio escolar e é coadjuvante das aprendizagens escolares.

Através da estimulação de pacientes  objetivando um desenvolvimento psicomotor, desenvolve-se consciência dos movimentos corporais integrados com sua emoção e expressos por esses movimentos. A fase importante para trabalhar com todos os aspectos do desenvolvimento (motor, intelectual e sócio-emocional) é na faixa que compreende o nascimento até completar 8 anos, pois é principalmente neste período que se processa a maturação do Sistema Nervoso Central.

Acredita-se que para a criança iniciar a alfabetização, os aspectos psicomotores necessitam ser trabalhados, já que são noções fundamentais para autonomia e independência da criança. São eles:

- Imagem corporal,
- Lateralidade,
- Orientação direita-esquerda,
- Ritmo,
- Orientação espacial,
- Orientação temporal,
- Análise-síntese visual e auditiva,
- Habilidades mentais específicas,
- Habilidades visuais e auditivas,
- Memória cinéstesica,
- Coordenação motora global, fina e viso-motora,
- Postura, tônus muscular e equilíbrio
- Linguagem oral.

O trabalho do Psicopedagogo/Psicomotricista, não deve visar apenas os problemas psicomotores e afetivos e sim a criança como um todo, compreendendo-a em sua multidimensionalidade psíquica, corporal e social, propondo-se a superar as dicotomias corpo-mente, indivíduo-sociedade e razão-emoção.

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