quarta-feira, 25 de junho de 2014

Dicas para melhorar de vida


1- REMOVA OS OBSTÁCULOS MENTAIS QUE ESTÃO TRAVANDO O SEU DESENVOLVIMENTO

Quando enfrentamos algum as dificuldades na vida e isso nos vai conduzindo à frustração, desanimo e pessimismo, é natural que possamos desenvolver algumas crenças que quando enraizadas nos prejudicam ainda mais os problemas originais. Frases como:
  • Eu não consigo fazer isso.
  • Eu acabo sempre fazendo asneiras.
  • Nada acontece do jeito que eu quero
  • Não vale a pensa seguir os meus sonhos
  • Eu tenho de castigar quem me prejudicou
  • Todo o mundo me prejudica
  • Eu não atinjo o que pretendo porque não tenho dinheiro
 
Podem existir muitos motivos que nos conduzem a este tipo de pensamentos. Você pode sentir como se o mundo estivesse contra si. E nesse estado mental tenha criado uma ideia pejorativa, deixando que essas ideias o guiem e moldem quem você é, como você se sente, e o que você faz. A sua vida pode estar a ser muito menos significativa, satisfatória ou agradável do que gostaria. Quando as crenças negativas se impõem, a tendência é que as emoções como medo, frustração, raiva ou tristeza se façam sentir mais do que deveriam. O seu pensamento pode ter vindo a ficar mais pessimista e como consequência os seus comportamentos comprometem o que você está tentando alcançar. Em resultado instala-se a negatividade e a sua perspectiva de futuro pode ser pouco esperançosa. Seja o que for, o mais provável é que tenha sido você mesmo a construir os seus próprios obstáculos mentais. Está na hora de removê-los e tomar a vida nas suas mãos, diminuindo os seus condicionalismo mentais.

2- RECONHECER E ACEITAR AS EMOÇÕES NEGATIVAS É UMA VANTAGEM PARA A VIDA

Usualmente rejeitamos as nossas emoções negativas. Numa primeira análise até poderíamos considerar lógico, mas se aprofundarmos o tema um pouco mais, podemos tentar perceber porque razão estamos preparados para sentir essas emoções desagradáveis. De um ponto de vista evolutivo, as emoções negativas fazem todo o sentido, elas alertam-nos para os perigos, para aquilo que não gostamos, para aquilo que perdemos, para aquilo que nos é desagradável. As emoções negativas fazem-se sentir como um incomodo, para mais facilmente serem notadas, para que possamos dirigir a nossa atenção para a possível causa dessas mesmas emoções. Ainda que desagradáveis, as emoções negativas são um processo que na grande maioria das vezes joga a nosso favor. Mas para que possamos tirar partido da manifestação incômoda das nossas emoções negativas, importa aceitá-las. Você não tem que gostar de sentir-se mal, mas pode aceitar a expressão das suas emoções como algo natural de acontecer. Todos estamos preparados geneticamente para sentir, não podemos não sentir.
Depois de reconhecer que as emoções negativas se manifestam em você, perceba qual a razão para que isso possa  acontecer e decida qual a melhor forma de lidar com aquilo que sente. Tente perceber se deve reagir, por exemplo, ao fato de estar zangado porque alguém mentiu para você, reagindo de forma hostil, ou se é preferível mostrar à pessoa que não havia razões para mentir, e que na próxima vez pode ser sincera.


 

3- MANTENHA-SE OTIMISTA NAS ADVERSIDADES

A adversidade é uma condição da vida. Algo tão simples como vencer a inércia, como vencer a força da gravidade para nos movimentarmos, por si só, já pode ser considerado adversidade. Obviamente que damos isso como garantido e quando nos referimos as adversidades na vida, pensamos sempre em obstáculos difíceis de ultrapassar; perdas, catástrofes, doenças ou alguma limitação ou ausência de capacidade que possamos ter. Muitos de nós temos legitimidade para ficarmos abatidos com algumas adversidades que enfrentamos na vida, no entanto, não temos necessariamente que reagir com negativismo e pessimismo. Certamente se adotarmos uma atitude positiva, alcancaremos uma solução ou minimizaremos o problema.

4- SABER IMPULSIONAR A MOTIVAÇÃO

A nossa motivação estabelece uma forte relação com as nossas emoções. Se associarmos maioritariamente a motivação ao nosso estado emocional, provavelmente iremos deparar-nos, aqui e ali, com a perda da mesma. As emoções são voláteis. E como tal, por vezes nos sentiremos abatidos, no fundo do poço, sem energia, sem vontade, tristes. Num destes estados, a motivação tende a diminuir. Quando você sente motivação para as suas tarefas, para os seus desafios, atividades e responsabilidades, ótimo, as suas emoções positivas irão ajudar. Mas quando você não se sente motivado? Aí, as suas emoções irão prejudicá-lo. Nesses momentos, você tem de ser capaz de desapegar-se do seu estado emocional e impulsionar a sua motivação. Uma técnica eficaz é você focar-se no resultado que quer ver alcançado, e mesmo sem vontade, movimentar-se pela sua razão, pela experiência que tem e por aquilo que sabe. A motivação pode ser muito mais uma ideia, um conceito que você tem acerca de você mesmo, daquilo que você quer fazer, daquilo que é significativo para si.

5- SEJA MESTRE DE VOCÊ MESMO DESENVOLVENDO AUTOCONHECIMENTO

Enquanto seres humanos somos compostos das nossas aprendizagens, dos nossos sucessos, conquistas, sonhos, objetivos, crenças, mas igualmente pelas nossas frustrações, impulsos, perdas, fracassos, desilusões. Tudo isso, por vezes expressa-se em nós, umas vezes sobre a nossa autoridade e outras de forma automática, sem estarmos cientes. Por exemplo, sem percebermos que é a nossa frustração que está a tomar as rédeas das nossas ações. Se essas ações são intempestivas e excessivamente reativas, o mais certo é que nos conduzam a algo que não nos beneficia. Neste sentido, é importante tomarmos conhecimento acerca daquilo que nos constitui, daquilo que nos caracteriza. Temos de perceber que tipo de padrão de pensamento e comportamento mais se expressa em nós, e em que situações. Após este exercício de autoconhecimento, você fica mais capaz de pode construir uma resposta ou um curso de ação de acordo com o resultado que você pretende atingir. Ou seja, agir, pensar de forma deliberada e em consciência. sabendo orientar a si mesmo de acordo com os seus valores e significado de vida. Evitando arrependimentos futuros ou entrar num ciclo de desculpas insalubres.

6- SUPERE A SUA DOR EMOCIONAL

Se acha que carrega algumas feridas emocionais que recorrentemente afetam negativamente a sua vida, certamente se beneficiará muito em curar essas feridas e superar a sua dor emocional. Rancor, azedume, irritabilidade, desdém, frustração, mau-humor, respostas reativas, afastamento social, são algumas das coisas que pode estar vivenciando devido à sua carga emocional. Todos estes estados ou emoções tendencialmente prejudicam a vida, fazem de nós pessoas amarguradas, por vezes leva-nos a desempenharmos um papel de vítima ou de miserabilismo. Não tem de ser assim. Muito pode ser feito.
 Ligue e marque uma consulta: 995752401
 7 - ENFRENTE SEUS PROBLEMAS
Inevitavelmente quando estamos com problemas na vida, sentimos ansiedade. Se nos deixarmos levar pelos sintomas negativos da ansiedade podemos ter impulso para nos afastarmos da resolução do problema, pelo incomodo gerado. A ansiedade pode ser avassaladora ao ponto de se tornar mais incapacitante do que a própria preocupação associada ao problema que se enfrenta. A prioridade pode passar a ser evitar os sintomas negativos da ansiedade e relegar para segundo plano a construção de ações que solucionem a situação que se atravessa. Perante esta atitude, a pessoa vê o seu problema original aumentar e com isso a ansiedade aumenta também. Entra-se num ciclo de negatividade que vai retirando capacidade de ação à pessoa. Se você se encontra numa situação semelhante à descrita, não se paralise no problema, faça algo. Por muito difícil e incomodo que possa parecer-lhe, evitar o problema só piora a situação. Procure apoio, avance pouco a pouco, mas faça algo.

8 - SUPERE O SEU MEDO, CONQUISTE OS SEUS SONHOS
O medo é uma emoção muito forte, construído em falsos pressupostos, ou seja, em ideias criadas por nós baseadas em distorções do pensamento. Usualmente o medo leva à paralisação da ação. É um sabotador de sonhos e objetivos. Ele nos faz disparar um padrão mental de pensamento negativo, que pode nos conduzir ao lado mais sombrio da nossa vida. Importa perceber até que ponto o medo que estamos sentindo, não é um medo real, não é um medo acerca de algo que  coloca a nossa vida física em risco. O medo pode ser subjetivo, como o medo de perder o emprego, não passar no exame ou perder um relacionamento. Se avalia que o medo que sente é essencialmente criado por você mesmo, por algum insegurança ou exacerbação de pensamentos, o primeiro passo é desapegar-se das sensações incomodas. Não se pode deixar orientar-se por aquilo que sente no momento, mas sim por um processo de raciocínio lógico em que possa construir um planejamento para lidar de forma eficaz com os gatilhos do seu medo infundado.
9- DESAPEGUE-SE DO SEU PASSADO CASTRADOR
Se a sua vida lhe deixou marcas, se você está ressentido com alguns acontecimentos do passado e, maioritariamente movimenta-se à sombra do que lhe aconteceu, esse pode ser um fardo que o prejudica. Invista algum do seu tempo tentando perceber que situações o mantêm preso no passado e se vale a pensa continuar ancorado a esses acontecimentos. Certamente muitas coisas boas permanecem na sua vida e outras tantas podem vir a acontecer. Você de tentar aumentar a probabilidade de atingir o que sonha e trilhar o caminho pelas suas mãos. Mas se ficar agarrado ao passado, vivendo o que não desejava ter vivido, nesse estado os seus recursos podem ficar diminuídos.






10- MELHORE O SEU HUMOR
Por vezes as vicissitudes da vida nos coloca para baixo, endurecem-nos a pele, enrijecem-nos as emoções e caminhamos com um olhar acinzentado sobre a vida. Isto nada de bom nos trás. Pelo contrário, coloca-nos em estados deprimidos, e por vezes entorpecidos. Por esta razão você deve esforçar-se por melhorar o seu humor. Não fique à espera que algo aconteça para que ele melhorar, contribua com atitudes e comportamentos positivos.

Trechos retirados do livro:Como Muda a Sua Vida Para Melhor


Procure ajuda de um especialista, conquiste o auto conhecimento, mude suas perspectivas de vida e atinja seus objetivos.
Ligue e marque uma consulta (atendemos particulares e convenios):11 995752401

Nenhum comentário:

Postar um comentário